16/11/2023 às 08h52min - Atualizada em 16/11/2023 às 08h52min

Milho ucraniano pode ter maior competitividade com redução de custos logísticos

Consultoria alerta sobre impacto no mercado global de grãos, incluindo o Brasil, diante de estratégias logísticas e mudanças nos seguros de navios

- Da Redação, com Notícias Agrícolas
Foto: Freepik
A consultoria Agrinvest divulgou uma análise preocupante para os principais produtores de milho, como o Brasil, ao indicar que o produto proveniente da Ucrânia, já reconhecido como o mais acessível do mundo, poderá tornar-se ainda mais barato e ganhar competitividade frente a outras origens do cereal.

A análise ressalta que, desde o encerramento do corredor humanitário no Leste europeu, a Ucrânia tem buscado meios logísticos alternativos para acessar mercados compradores de grãos. Isso inclui esforços para utilizar estruturas portuárias de países vizinhos, como Romênia e Bulgária.

"Nas últimas semanas, esses esforços logísticos têm mostrado resultados, permitindo que a Ucrânia retorne ao mercado de exportação de milho e trigo. Diante das adversidades, o milho ucraniano precisa manter-se como a opção mais barata no quesito FOB para competir com outras origens, como Brasil, Argentina e EUA", alertou a Agrinvest.

Além dos avanços logísticos, a consultoria destaca a possibilidade de uma mudança nos seguros para navios que transportem produtos ucranianos, o que pode reduzir ainda mais os preços. "Há informações circulando no mercado sobre uma potencial iniciativa do governo ucraniano, em parceria com duas seguradoras internacionais, para disponibilizar seguros mais acessíveis a navios que realizem importações ou exportações para os portos ucranianos. A dificuldade em encontrar seguradoras dispostas a cobrir danos causados por conflitos bélicos aos navios é um dos principais obstáculos para as exportações desse país europeu", analisou a Agrinvest.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.