14/11/2023 às 09h56min - Atualizada em 14/11/2023 às 09h56min

Alta dos preços do trigo no Brasil reflete impactos do clima na produção nacional

Estimativas indicam danos significativos à safra e à qualidade do cereal

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação
Os preços do trigo no Brasil têm apresentado um avanço considerável, impulsionados por condições climáticas desfavoráveis que impactaram tanto a qualidade quanto a produção da safra nacional. De acordo com análises realizadas por pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), muitos casos apontam para uma baixa qualidade do trigo, tornando inviável o uso do cereal para a produção de farinhas.

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as projeções para a nova safra de trigo no Brasil indicam uma soma de 9,63 milhões de toneladas, o que representa uma queda significativa de 7,9% em comparação com as estimativas de setembro e uma redução de 8,7% em relação ao recorde registrado na temporada passada, que atingiu 10,55 milhões de toneladas.

Essa diminuição na produção é observada mesmo com um aumento de 12,1% na área destinada ao plantio de trigo no Brasil, alcançando 3,46 milhões de hectares em comparação com a temporada anterior. Contudo, a queda na produtividade é o fator central por trás dessa redução, estimada em 2,78 toneladas por hectare. Esse valor representa uma diminuição de 7,9% em relação aos números de outubro e uma queda significativa de 18,6% se comparado ao desempenho registrado em 2022, que atingiu 3,42 toneladas por hectare.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.