10/11/2023 às 10h02min - Atualizada em 10/11/2023 às 10h02min

Nutrição de precisão, um diferencial na dieta do gado

Especialista explica a importância dessa tecnologia para o desempenho do animal

André Luiz Casagrande
Foto: Reprodução
Falar sobre nutrição de precisão significa a necessidade constante de analisar dados e informações coletadas no dia a dia da fazenda ou da operação de confinamento. Por meio desta referência e nível de resposta produtiva esperada do animal, o responsável por essa tarefa decidirá o que fazer, quem e como será feito, antes de definir quando iniciar o uso dessa tecnologia no rebanho.

A análise acima, feita por João Ronchesel, Gerente de Produtos Ruminantes da Kemin América do Sul, mostra a importância do gerenciamento de dados para aplicar o conceito de nutrição de precisão no dia a dia da propriedade.

Afinal, conforme explica, é preciso identificar qual nutriente ou grupo de nutrientes são limitantes para uma meta de desempenho, para então, fornecê-los aos animais por meio da dieta (pasto + suplemento, ração + pasto ou confinamento). 

O especialista lembra que na pecuária de corte a qualidade do capim não é constante ao logo dos meses. Por essa razão, o suporte das pastagens precisa ser ajustado com frequência e, portanto, o suplemento mineral não deve ser o mesmo nos 365 dias do ano.
 
“Já, no confinamento, precisamos saber quantos quilos de dieta o animal está comendo para, então, avaliar o quanto ele está convertendo em carcaça”, observa e acrescenta: “Temos muitos outros exemplos reais do dia a dia para reforçar que a nutrição de precisão é o caminho correto a ser almejado.”
 
Ele também informa que os animais têm exigências nutricionais muito bem definidas. “Sabemos quantos gramas de fósforo e de proteína degradável no rúmen o animal precisa ingerir diariamente para ganhar 0,5 ou 1,5 kg de peso”, ilustra.
Da mesma forma, ele menciona que a suplementação com aminoácidos vem ganhando espaço, uma vez que só se falava em proteína bruta. E, mais recentemente, o especialista destaca o uso de tecnologias que buscam manter o intestino do bovino saudável, para reduzir as chances de o animal ficar doente e precisar de tratamento. 
 
“A nutrição de precisão permite que o animal expresse todo o seu potencial genético para produzir bezerros, carne, leite e derivados de leite ingerindo realmente o que ele precisa e no momento mais apropriado”, mostra a importância do uso dessa tecnologia.
 
Ronchesel lembra que, no período das águas, por exemplo, a qualidade e quantidade do capim aumentam, promovendo maior ganho de peso diário dos animais.  Segundo ele, nessa fase, o incremento no desempenho diário demanda maior ingestão de nutrientes (energia, proteína, minerais e microminerais, etc.). E, em algumas situações, somente o pasto não suportará essa necessidade.
 
“Aí entra a aplicação de tecnologia, por meio da nutrição de precisão, que impulsiona ainda mais o desempenho gado ao fornecer nutrientes adicionais à dieta, por meio de um suplemento proteico de baixo consumo ou proteico energético, que nada mais são que suplementos minerais acrescidos de grãos, como milho e farelo de soja”, detalha.
 
Por fim, ele afirma que existem inúmeros fornecedores de nutrição com times técnicos e comerciais qualificados que utilizam da nutrição de precisão para obter o melhor resultado produtivo e econômico. “É importante cada pecuária buscar o seu parceiro de confiança”, arremata.
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.