08/11/2023 às 11h41min - Atualizada em 08/11/2023 às 11h41min

Previsão do tempo: Brasil terá temperaturas acima da média e chuvas abaixo do normal

Previsão do Inmet alerta para consequências da onda de calor, que incluem riscos à saúde e problemas para a agricultura

- Da Redação, com Canal Rural
Foto: Freepik
O Brasil está prestes a enfrentar uma onda de calor nas próximas duas semanas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta temperaturas acima da média em diversas regiões do país, com destaque para o Norte e Nordeste, onde o calor deve se intensificar.

Até o dia 13 de novembro, a primeira semana da previsão traz chuvas concentradas nas regiões noroeste e sul do Brasil, enquanto parte das regiões Norte e Nordeste enfrentará um período quente e seco.

Na segunda semana, entre os dias 14 e 22 de novembro, a previsão indica chuvas localmente expressivas, com volumes superiores a 50 milímetros, abrangendo o oeste e centro-sul do Brasil. Por outro lado, grande parte do centro-norte do país deve enfrentar um período com pouca chuva.

As projeções climáticas do Inmet ainda apontam para diferentes cenários nas diversas regiões do Brasil. Na Região Norte, espera-se a ocorrência de pancadas de chuva, com volumes significativos em estados como o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. Entretanto, o Amapá, norte do Pará e sul de Rondônia enfrentarão um predomínio de tempo seco, sem chuvas.

No Nordeste, o início da semana será marcado por áreas de instabilidade, com chuvas previstas para parte do Maranhão, Piauí e Bahia, incluindo áreas do Matopiba. No litoral baiano, a instabilidade persistirá pelo menos até a quarta-feira. Na maior parte da região, a previsão é de tempo seco, com baixos valores de umidade relativa, especialmente nas regiões norte e leste.

A Região Centro-Oeste experimentará dias quentes, com pancadas de chuva no fim da tarde, especialmente no início da semana. A Região Sudeste deverá enfrentar tempo seco e sem chuvas, juntamente com baixos valores de umidade relativa.

Na Região Sul, a instabilidade climática voltará a ganhar força a partir de quarta-feira, com chuvas localmente expressivas, que podem estar acompanhadas de queda de granizo, raios e rajadas de vento. No início da semana, prevalecerá o ar seco e quente, sem chuvas.

Essa onda de calor pode ter graves consequências para a saúde pública, incluindo insolação, desidratação e o agravamento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Além disso, a escassez de chuvas pode resultar em incêndios florestais e impactos negativos na agricultura. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.