Os preços do milho no mercado brasileiro continuam a avançar, com o valor por saca de 60 kg voltando a ultrapassar os R$ 60 na última semana. De acordo com pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta segunda-feira (6), a demanda interna tem se mostrado mais ativa no mercado spot, enquanto os vendedores estão temporariamente afastados das negociações devido ao foco nas atividades de campo.
Nos portos, embora o ritmo de comercialização tenha diminuído ao longo de outubro, os embarques de milho continuaram aquecidos durante o mês. Isso se deve às entregas de lotes negociados antecipadamente, e de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 8,44 milhões de toneladas em outubro. Isso representa um aumento de 24,5% em comparação com outubro do ano anterior, mas uma queda de 3,5% em relação a setembro deste ano.
Laranja A oferta de lima ácida tahiti, por outro lado, registrou um ligeiro aumento ao longo de outubro e espera-se um aumento significativo em novembro, com o pico da safra previsto para dezembro. À medida que a oferta cresce, especialistas consultados pelo Cepea preveem que os preços da lima ácida tahiti podem enfraquecer neste mês e cair mais intensamente a partir de dezembro.
Em outubro, a lima ácida tahiti foi comercializada no estado de São Paulo a uma média de R$ 68,92 por caixa de 27 kg, colhida. Isso representa uma queda de 4,1% em relação a setembro de 2023 e uma diminuição de 17,4% em comparação com outubro de 2022, em termos nominais.