03/11/2023 às 09h03min - Atualizada em 03/11/2023 às 09h03min

Exportações de arroz alcançam 1,015 milhão de toneladas na temporada

Apesar da queda na taxa de câmbio, setor de arroz mantém desempenho sólido nas exportações

- Da Redação, Com Safras & Mercado
Foto: Reprodução
Os registros de exportações de arroz no Brasil seguem com desempenho sólido na temporada atual, registrando um total de 1,015 milhão de toneladas (base casca) exportadas de março a novembro. Esses números, obtidos a partir de relatórios de embarques nos portos brasileiros e do line-up disponibilizado pela Wiiliams Brasil, indicam uma tendência positiva para o setor.

Para o início de novembro, já estão programadas aproximadamente 26,85 mil toneladas para embarque, de acordo com informações do line-up. Além disso, durante o mês de outubro, pelo menos 123,15 mil toneladas de arroz foram efetivamente exportadas.
Os principais destinos das exportações de arroz no mês de outubro foram Senegal, Costa Rica, Venezuela e Gâmbia, evidenciando a presença do arroz brasileiro em mercados internacionais diversos.

Embora tenha havido uma recente queda na taxa de câmbio, o que refletiu em paridades mais baixas para exportação e importação, esse fator não foi suficiente para pressionar as cotações internas do arroz. De acordo com o analista e consultor de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, rumores sobre duas empresas elevando suas propostas de compra e adquirindo volumes consideráveis na semana anterior contribuíram para uma reação positiva nos indicativos do mercado.

Assim, os agentes do setor continuam a monitorar de perto o comportamento cambial, que tem oscilado em torno de R$ 5 enquanto mantêm a expectativa de novos acordos e fechamentos de vendas externas. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.