01/11/2023 às 08h45min - Atualizada em 01/11/2023 às 08h45min
Exportações de carnes pelo Porto de Santos registram queda de 19% até setembro
Exportações de carne bovina caem; Commodities do agronegócio impulsionam o Porto de Santos
- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação Site / Porto de Santos As exportações de carnes a partir do Porto de Santos, um dos principais pontos de saída para os produtos brasileiros, sofreram uma significativa queda de 18,9% nos nove primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior. Os números, divulgados pela autoridade portuária na última segunda-feira (30), indicam que as exportações de carnes totalizaram 1,4 milhão de toneladas nesse período.
Dentro desse montante, 914,1 mil toneladas correspondem à carne bovina, representando uma retração de 25,6% em comparação com o registrado no mesmo período do ano anterior. As exportações de carnes de aves, por sua vez, apresentaram diminuição de 2,5%, totalizando 489,5 mil toneladas. Além disso, os embarques de outras carnes somaram 11,3 mil toneladas, uma redução de 21,8%.
No mês de setembro, as exportações de carnes a partir do Porto de Santos caíram 24,1%, alcançando 153,4 mil toneladas. Deste total, 108,9 mil toneladas referem-se à carne bovina, uma diminuição de 26,6%. As exportações de carne de aves também caíram 17,4%, totalizando 43,3 mil toneladas, enquanto outras carnes atingiram 1,2 mil toneladas, representando um aumento de 2,7%.
É interessante observar que, em setembro, o Porto de Santos como um todo registrou um recorde mensal de carga total movimentada, ultrapassando pela primeira vez a marca de 16 milhões de toneladas. O maior porto da América Latina movimentou 16,2 milhões de toneladas de carga, um crescimento de 19% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. As exportações totais atingiram 12,3 milhões de toneladas, marcando um aumento de 26,9%, enquanto as importações caíram 0,7%, totalizando 3,8 milhões de toneladas.
A autoridade portuária observou que o desempenho positivo das commodities do agronegócio, como o milho, a soja e o açúcar, desempenhou um papel determinante no crescimento notável das atividades do complexo portuário. Mesmo com a queda nas exportações de carnes, o Porto de Santos continua sendo uma peça-chave no cenário de comércio exterior do Brasil.