30/10/2023 às 08h45min - Atualizada em 30/10/2023 às 08h45min

Brasil e Cuba estabelecem acordo de pre-listing e abrem novas oportunidades de negócios

ABPA vê potencial de expansão das exportações brasileiras de carnes, lácteos e produtos do mar após assinatura do tratado

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Divulgação / MAPA
Brasil e Cuba selaram um acordo de pre-listing que reconhece a equivalência dos sistemas de inspeção sanitária de ambos os países. Esta iniciativa cria perspectivas promissoras para a indústria de proteínas brasileira, de acordo com a avaliação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa os setores de aves e suínos.

O tratado, que se torna um marco no histórico de cooperação entre os dois países, tem o potencial de alavancar as exportações brasileiras de carnes bovina, suína e de aves, além de lácteos e produtos do mar para Cuba. "Com o acordo de pre-listing, é esperado que novas possibilidades de negócios se abram para os exportadores brasileiros no apoio à segurança alimentar deste importante parceiro comercial do Brasil", ressaltou o diretor de Mercados da ABPA, Luis Rua.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro anunciou que este acordo é abrangente e permitirá a exportação de diversos produtos. De acordo com o sistema de pre-listing, o Centro Nacional de Sanidade Animal (Cenasa) de Cuba concede autorização ao Mapa para certificar e habilitar estabelecimentos auditados pelo Cenasa em 2022 e 2023. Além disso, novas unidades produtivas poderão ser incluídas, desde que atendam aos requisitos estabelecidos.

Este acordo tem uma validade de dois anos e pode ser renovado, sinalizando um compromisso de longo prazo entre os dois países. "Cuba é mais um país a estabelecer acordo com o sistema brasileiro por meio do sistema de pre-listing, que somente este ano foi estabelecido também com o Reino Unido e o Chile. É o reconhecimento dos elevados níveis de controle de qualidade e sanitário empregados pelo Brasil sob supervisão do Ministério da Agricultura, que tem permitido ao país avançar no mercado internacional", destacou o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Cuba já importou 16,6 mil toneladas de carne de frango do Brasil e 2 mil toneladas de carne suína nos nove primeiros meses de 2023, gerando receitas de US$ 27,3 milhões. Este acordo marca um passo significativo para fortalecer as relações comerciais entre os dois países e impulsionar a indústria brasileira de proteínas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.