19/10/2023 às 09h25min - Atualizada em 19/10/2023 às 09h25min

Chuvas intensas no Oeste Catarinense impactam negativamente a suinocultura local

Alagamentos e interdições de estradas dificultam recebimento de insumos e transporte de suínos

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação Governo Federal
As fortes chuvas registradas em Santa Catarina durante outubro têm causado prejuízos ao setor suinícola de algumas regiões, principalmente no Oeste do estado. Colaboradores consultados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) relataram que os alagamentos e interdições de estradas têm dificultado e até mesmo impedido o recebimento de insumos para a nutrição animal. Além disso, o transporte de suínos para atender à demanda de dentro e fora do estado também foi comprometido.

Segundo pesquisadores do Cepea nesta quinta-feira (19), alguns agentes de frigoríficos indicaram que as escalas de abate foram prejudicadas devido à interrupção no recebimento de caminhões com animais. Em casos mais severos, unidades de abate foram inundadas, e os prejuízos decorrentes dessas situações ainda estão sendo contabilizados.

Nesse cenário, a liquidez no mercado suinícola do Oeste Catarinense tem sido lenta. Quanto aos preços, levantamento do Cepea mostrou um pequeno avanço nesta semana, o que se deve à redução na oferta de suínos causada pela interrupção do transporte e pelo represamento de animais em granjas afetadas pelas chuvas intensas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.