16/10/2023 às 10h08min - Atualizada em 16/10/2023 às 10h08min
Chuvas se concentram na faixa central e sul do Brasil nos próximos cinco dias
Alerta agroclimático da Rural Clima aponta para padrões de chuva e previsões regionais
- Da Redação, com Safras & Mercado
Foto: Unsplash De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, as próximas duas semanas trarão um padrão de chuvas concentrado na faixa central e sul do Brasil. Podemos esperar precipitações no Paraná, áreas do Tocantins e no leste do Maranhão.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos enfatiza que os corredores de umidade continuarão a influenciar a faixa central do país, resultando em chuvas previstas para o Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo nos próximos dias. No entanto, regiões como Rio Grande do Sul, Argentina, Paraguai, Santa Catarina e Paraná devem experimentar tempo mais firme até o domingo. O norte do Brasil deverá permanecer com tempo aberto.
No sábado à noite, corredores de umidade retornarão à faixa central, podendo resultar em chuvas irregulares no domingo em Rondônia, Mato Grosso, Goiás e no norte de Mato Grosso do Sul.
Na segunda-feira, a entrada de uma nova frente fria provocará chuvas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, sul do Paraná e no Paraguai. Entre 18 e 22 de outubro, as chuvas se concentrarão no centro e sul do Brasil, enquanto o restante do país deverá ter tempo mais aberto. Na última semana de outubro, a tendência é de melhoria nas chuvas no centro-norte do Brasil, embora o oeste da Bahia, Piauí e Maranhão continuem com poucas chuvas.
Para a virada de outubro para novembro, as chuvas devem retornar à metade norte do Brasil, com o mês de novembro previsto para ser extremamente chuvoso em todo o país. Quanto ao Paraguai, após chuvas irregulares, o tempo deve se estabilizar até o início da próxima semana. Entretanto, um novo sistema poderá trazer chuvas, possivelmente na forma de tempestades com queda de granizo na região sul. Esse sistema também deixará o tempo instável na parte central do Paraguai e na região de fronteira com o Mato Grosso do Sul e o Paraná, com possibilidade de precipitações irregulares.
Ludmila Camparotto, meteorologista, destaca que as temperaturas, de modo geral, devem permanecer elevadas no Paraguai nos próximos dias.