A maioria das bolsas europeias fechou em alta nesta quinta-feira, apesar da divulgação de dados fracos no continente. A exceção foi a Bolsa de Londres, que terminou em queda puxada pelo desempenho negativo do setor de mineração.
O índice pan-europeu Stoxx Europe 600 terminou o dia em alta de 0,11%, a 474,84 pontos, anotando recorde de fechamento pela oitava sessão consecutiva. O DAX, referência da Bolsa de Frankfurt, também avançou 0,70%, a 15.937,51 pontos. Em Paris, o CAC 40 subiu 0,36%.
Na Bolsa de Londres, o FTSE 100 caiu 0,37%, pressionado pelas ações de mineradoras.
Os dados do PIB do Reino Unido dão alguma sustentação ao índice, porém, indicando forte alta de 4,8% no segundo trimestre, na comparação com o trimestre anterior, após o alívio das restrições para conter a disseminação da covid-19 no país. Apesar de forte, o avanço no segundo trimestre deixa o PIB 4,4% abaixo do nível em que operava antes da pandemia global, no fim de 2019, no entanto.
Para a zona do euro, os dados de produção industrial indicaram queda de 0,3% em junho, na comparação com o mês anterior, e alta de 9,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados hoje pelo instituto de estatísticas europeu Eurostat. A queda contrariou a expectativa dos economistas consultados pelo "The Wall Street Journal" de alta de 0,2% na margem e 10,5% no ano.