13/10/2023 às 09h41min - Atualizada em 13/10/2023 às 09h41min

Rússia ataca instalações de grãos no sul da Ucrânia

Ofensiva russa também atinge cidade estratégica de Avdiivka no leste ucraniano

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: unsplash
A Rússia desencadeou uma série de ataques devastadores nas instalações portuárias e de grãos no sul da Ucrânia na quinta-feira (12), marcando uma das maiores operações ofensivas em meses. Além disso, a cidade de Avdiivka, no leste do país, foi alvo de novos ataques, destacando a gravidade da ofensiva russa.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, ressaltou a intensidade e importância do ataque a Avdiivka, declarando que as forças ucranianas estavam firmando sua posição. As forças militares ucranianas afirmaram ter repelido mais de 10 ataques russos nas proximidades da cidade.

Este ataque surge como uma resposta às ações ucranianas que avançaram no leste e sul do país, encontrando uma resistência considerável das forças russas nos últimos quatro meses. A cidade de Avdiivka, palco dos confrontos, abriga uma significativa usina de coque, situada no sudoeste da região de Donetsk, e está localizada a noroeste da cidade de Donetsk, sob controle russo.

Além dos ataques em Avdiivka, a Rússia intensificou seus bombardeios aéreos nos portos do Rio Danúbio, na região sul de Odesa, que se tornaram a principal via de exportação de alimentos para Kiev, desde que Moscou encerrou um acordo que permitia embarques pelo Mar Negro em julho. No último ataque, uma instalação de armazenamento de grãos na região de Odesa foi atingida, causando danos em parte da safra, embora a quantidade exata não tenha sido divulgada. 

A Ucrânia busca preservar sua capacidade de exportação de alimentos em meio a essa crescente escalada de hostilidades.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.