13/10/2023 às 09h27min - Atualizada em 13/10/2023 às 09h27min

Cepea: exportações de carne bovina brasileira mantêm ritmo em outubro

Preços do boi gordo sustentados pelo aumento nas exportações e redução na oferta

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação / Ministério da Agricultura
As exportações brasileiras de carne bovina in natura mantiveram um ritmo constante na primeira semana de outubro, somando 38,11 mil toneladas, com uma média diária de embarques de 7,624 toneladas, de acordo com dados da Secex.
 
Caso esse desempenho seja mantido até o fim do mês, o Brasil poderá exportar um total de 160 mil toneladas da proteína. Vale lembrar que, no mês anterior, o país registrou o segundo maior volume de exportações da história para setembro.
 
Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) afirmam que esse cenário, aliado à redução na oferta de animais para abate, tem sustentado os preços da arroba do boi gordo no mercado interno, com o Indicador CEPEA/B3 operando na casa dos R$ 230 desde o final de setembro.
 
Suíno
Os preços do suíno vivo apresentaram variações distintas nas regiões monitoradas pelo Cepea na primeira quinzena de outubro, refletindo as condições locais de oferta e demanda. No Sudeste, onde as negociações estiveram mais aquecidas, houve um aumento nos valores.
 
Por outro lado, no Sul, alguns mercados viram os preços cair, influenciados pela oferta. Além disso, o poder de compra dos suinocultores paulistas em relação aos principais insumos da atividade, como milho e farelo de soja, cresceu em setembro em comparação a agosto, marcando o segundo mês consecutivo de avanço.
 
De acordo com especialistas do Cepea, esse cenário favorável aos suinocultores foi possível devido aos aumentos nos preços médios do suíno vivo, que superaram o movimento de alta observado para o milho, e à desvalorização da soja.
 
Frango
No que diz respeito à carne de frango, tanto os volumes exportados quanto a receita obtida com os embarques apresentaram uma redução entre agosto e setembro. No entanto, a média diária de exportações aumentou no mesmo período.
 
Segundo dados da Secex analisados pelo Cepea, o mês de setembro registrou o envio de 397,1 mil toneladas de carne de frango ao exterior, representando uma queda mensal de 11,1% e uma redução de 0,6% em comparação com setembro de 2022.
 
A média diária de embarques foi de 18,7 mil toneladas, apresentando um aumento de 3,1% em relação a agosto e um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.