09/10/2023 às 09h47min - Atualizada em 09/10/2023 às 09h47min
Tempestades e calor intenso marcam semana em metade do Sul brasileiro
Alerta para tempestades, queda de granizo e rajadas de vento no Sul e Sudeste; calor persiste nas demais regiões
- Da Redação, com Canal Rural
Esta semana será marcada por condições meteorológicas extremas na metade sul do Brasil, com tempestades, rajadas de vento e queda de granizo previstas para o Sul e Sudeste do país. Enquanto isso, nas demais regiões, o calor intenso continuará predominando. A situação de emergência no Sul do país, principalmente em Santa Catarina, gera preocupações com a chegada das tempestades. Em alguns locais, a chuva pode atingir mais de 100 mm.
A seguir, a previsão do tempo para todo o Brasil entre a próxima segunda-feira (9) e sábado (14):
Sul
A semana começa ensolarada na Região Sul, mas o tempo mudará na quarta e quinta-feira (11 e 12) devido ao avanço de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul, estendendo-se para Santa Catarina e Paraná. O alerta é para chuvas volumosas, podendo superar 100 mm no centro-norte gaúcho, em SC e leste paranaense. O solo encharcado aumenta o risco de alagamentos e deslizamentos, além da possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento intensas.
Sudeste
A semana inicia com chuvas em São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais, com um volume previsto de 15 a 20 mm. Na terça e quarta-feira (10 e 11), as chuvas cessam nessas regiões. No entanto, devido a uma nova frente fria do sul do Brasil, temporais estão previstos na quinta e sexta-feira em SP, centro-sul de MG, Espírito Santo e Rio de Janeiro, com volume em torno de 30 mm. Há risco de queda de granizo e rajadas de vento acima de 40 km/h.
Centro-Oeste
A semana começa com chuvas em Mato Grosso do Sul, com um volume previsto de 10 a 20 mm. Mato Grosso e Goiás terão tempo ensolarado, com temperaturas máximas em torno de 35ºC/38ºC. Na quinta-feira, os termômetros podem ultrapassar os 42ºC devido ao calor pré-frontal seguido de uma frente fria que deve trazer temporais, principalmente para o MS e MT. As chuvas podem chegar a 30 mm, com possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento acima de 50 km/h.
Nordeste
A maioria da região terá uma semana quente e ensolarada, ampliando a situação de restrição hídrica em alguns estados. Chuvas previstas concentram-se na faixa litorânea e centro-sul do MA, porém com volume baixo. O solo ressecado dificulta a semeadura das lavouras de 1ª safra.
Norte
Semana quente em todas as regiões, com chuvas mais volumosas previstas somente para a faixa sudoeste do Amazonas, Acre e Rondônia. No Pará e em Tocantins, chuvas de até 15 mm são esperadas. O risco de incêndio continua elevado em várias áreas.