05/10/2023 às 08h49min - Atualizada em 05/10/2023 às 08h49min

Exportações de carne bovina in natura crescem com recuperação nos preços do boi gordo

Vendas externas aquecidas e diminuição na oferta de animais para abate contribuem para o cenário positivo

- Da Redação, com Cepea
Foto: Divulgação
As vendas externas de carne bovina in natura registraram um ritmo mais intenso nas últimas semanas. Em setembro, o volume embarcado ficou próximo de 200 mil toneladas, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse cenário reforçou o movimento de recuperação nos preços internos da arroba do boi gordo, que já vinha sendo observado ao longo do último mês devido à diminuição na oferta de animais para abate.

Assim, no acumulado de setembro, o Indicador do boi gordo CEPEA/B3 (estado de São Paulo) avançou expressivos 18,2%, encerrando o mês a R$ 236,15. Vale lembrar que, em agosto, o Indicador havia acumulado forte baixa, também de 18%.

Quanto às vendas externas, em setembro, dados da Secex mostram que o Brasil exportou 195,07 mil toneladas de carne bovina in natura, alta de 5,24% na comparação com agosto/23, mas 3,9% abaixo do volume de setembro do ano passado. No entanto, o desempenho observado no mês passado foi o segundo melhor para um mês de setembro, atrás apenas do observado justamente no ano passado (quando 203,02 mil toneladas foram escoadas).

Suínos 
Os valores médios dos produtos suinícolas subiram em setembro, conforme levantamento do Cepea. O impulso veio do bom ritmo de exportações da carne suína in natura (apesar do leve recuo em setembro) e da demanda interna aquecida. De acordo com dados da Secretária de Comércio e Exterior (Secex), reunidos e analisados pelo Cepea, foram embarcadas 98,5 mil toneladas de carne suína in natura em setembro, pequena baixa de 1,5% frente a agosto, mas 4,4% acima do volume observado em setembro de 2022.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.