03/10/2023 às 09h13min - Atualizada em 03/10/2023 às 09h13min

​Outubro terá temperaturas acima do normal em grande parte do Brasil, diz Inmet

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia indicam variações térmicas e mudanças nas condições de chuva pelo país

- Da Redação, com Agência Brasil
Foto: Reprodução
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou seu boletim mensal, revelando que o mês de outubro trará surpresas climáticas para diversas regiões do Brasil. Com temperaturas acima do normal em grande parte do país e mudanças nas condições de chuva, os brasileiros devem se preparar para um mês atípico na questão climática.

Temperaturas Acima da Média
A principal observação feita pelo Inmet é a elevação das temperaturas em várias áreas do Brasil. Nos estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e no oeste da Bahia, as temperaturas devem superar os 29ºC, desafiando as médias históricas para o mês de outubro. No sul de Mato Grosso do Sul e parte da Região Sul, os termômetros devem marcar temperaturas próximas ou ligeiramente abaixo de 1ºC em relação à média usual.

Segundo o Inmet, a ocorrência de dias consecutivos com chuva em algumas áreas pode amenizar as temperaturas, chegando a valores inferiores a 20ºC.

Mudanças nas Condições de Chuva
Em relação à chuva, as previsões do Inmet apontam para cenários diversos pelo país. Nas regiões Norte e Nordeste, espera-se que as chuvas fiquem abaixo da média histórica, com volumes menores do que 70 milímetros. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, a chuva deve retornar de forma gradual, especialmente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Por outro lado, a Região Sul continuará com chances de receber uma grande quantidade de chuva, com o Rio Grande do Sul sendo uma das áreas mais afetadas, prevendo-se volumes acima de 250 milímetros.

El Niño e suas Consequências
Uma das explicações para o aumento das chuvas no Sul do Brasil é o fenômeno El Niño. Este fenômeno provoca uma grande circulação de ventos que interfere no movimento de outros sistemas, impedindo o avanço de frentes frias pelo território brasileiro. Como resultado, as frentes frias ficam estacionadas por mais tempo na Região Sul, causando aumento nas precipitações, de acordo com o Inmet.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.