20/09/2023 às 08h30min - Atualizada em 20/09/2023 às 08h30min

Japão suspende temporariamente importação de carne de aves de Mato Grosso do Sul

Medida é tomada após primeiro registro de gripe aviária no estado; Brasil mantém status livre da doença

- Da Redação, com CarneTec
Foto: Freepik
O Japão anunciou, nesta terça-feira (19), a suspensão temporária da importação de carne de aves originária de Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada em resposta ao recente registro de um caso de gripe aviária de alta patogenicidade em uma ave doméstica na região de Bonito, no Estado sul-mato-grossense. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) brasileiro foi notificado oficialmente pelo governo japonês sobre a suspensão, que afeta temporariamente a comercialização desse produto específico.

Em comunicado oficial, o ministério esclareceu que a suspensão temporária se limita às importações de ovos, aves vivas, carne de aves e seus subprodutos do estado sul-mato-grossense. A ação visa a contenção e erradicação do foco de gripe aviária, sendo acompanhada de ações de vigilância intensificadas em populações de aves domésticas na região afetada. Importante destacar que não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.

Até o momento, não foi confirmado nenhum foco da doença em produção comercial, o que mantém o Brasil com o status de país livre de influenza aviária de alta patogenicidade, reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O Brasil é uma potência mundial na exportação de carne de frango, representando cerca de 35% do mercado global. Mato Grosso do Sul desempenha um papel significativo nesse cenário, exportando aproximadamente 18,4% de sua produção de carne de frango in natura para o mercado japonês.

O governo brasileiro, em conjunto com as autoridades sanitárias, continuará a adotar as medidas necessárias para controlar e erradicar o foco da gripe aviária, garantindo a segurança e a qualidade dos produtos avícolas brasileiros. A suspensão temporária das importações pelo Japão permanecerá vigente até que a situação seja completamente controlada e as condições sanitárias adequadas sejam restabelecidas em Mato Grosso do Sul.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.