01/09/2023 às 11h13min - Atualizada em 01/09/2023 às 11h13min

Semente de forrageiras na dose certa

André Luiz Casagrande
(Foto: Freepik)
Quando o assunto é transformação digital, há um descompasso entre a agricultura e a pecuária em relação à adesão de tecnologia no campo. No entanto, no âmbito da pesquisa, o cenário é diferente. Novidades e descobertas não param de chegar para esses dois segmentos tão importantes como provedores de alimentos para o Brasil e o mundo.
 
Nesse sentido, instituições de pesquisas públicas e privadas estão constantemente desenvolvendo e divulgando novas tecnologias para facilitar as tarefas do campo. No caso da pecuária, em agosto, o setor foi beneficiado com muitas novidades. Uma delas foi a calculadora de sementes de forrageiras, que vai resolver a dúvida que o produtor enfrenta na hora de planejar o plantio ou a reforma da pastagem, que é sobre a quantidade ideal de sementes forrageiras a ser utilizada. 
 
A calculadora foi desenvolvida por uma equipe de pesquisadores da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS). Na empreitada, a entidade contou com dois importantes parceiros: a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto) e Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom-UFMS).
 
Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, são vários os benefícios da ferramenta, que está disponível, gratuitamente, na Plataforma Pasto Certo: redução de custos, menor desperdício de maquinários, percepção de distorções, até mesmo nos preços das sementes.
 
A calculadora foi desenvolvida nas versões Android, iOS (sistema operacional da Apple) e web e pode ser acessada em dispositivo móvel ou em tela cheia, sem ocupar espaço no smartphone ou desktop.
 
Para ter acesso à calculadora, é preciso ter o em mãos o “termo de conformidade”, que acompanha a nota fiscal fornecida pela empresa ou revenda no momento da compra das sementes. Nesse termo estão os dados sobre a qualidade das sementes, que deverão ser informados para o cálculo.
Para tanto, o usuário deve informar qual cultivar forrageira será utilizada, se será plantada a lanço ou em linha e o tipo de semente (não revestido ou revestido), entre outros dados.
 
Com base nas informações solicitadas e preenchidas, a ferramenta fornece o número de sementes puras viáveis por metro linear, valor cultural real da semente comercial, peso de sementes puras viáveis por metro linear, peso da semente comercial por metro linear, quantidade de sementes puras viáveis por hectare, quantidade de semente comercial por hectare, quantidade de semente comercial por área total, custo de semente comercial por hectare e custo de semente comercial por área total.
 
A calculadora de sementes foi desenvolvida dentro da Plataforma Pasto Certo (www.pastocerto.com), que já ultrapassou 50 mil downloads. Segundo a Embrapa, na versão 3.0 foi acrescentada as funções de captação de demandas dos usuários relacionadas à produção pecuária a pasto, além da inclusão das funcionalidades “calculadora de sementes forrageiras” e “assistir a vídeos relacionados às pastagens”.
 
Com a inclusão da calculadora de sementes forrageiras na Plataforma Pasto Certo, os o produtor de carne bovina é beneficiado com um pacote completo que vai contribuir para o sucesso da atividade.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.