30/08/2023 às 10h16min - Atualizada em 30/08/2023 às 10h16min
Brasil caminha para se tornar o maior exportador global de soja e milho
País pode se aproximar das 100 milhões de toneladas de soja exportadas em 2023
- Da Redação, com Canal Rural
(Foto:divulgação) O Brasil está trilhando um caminho firme para se estabelecer como o principal exportador mundial de soja e milho. Os números recentes apontam para um cenário promissor, onde o país não apenas lidera em termos de embarques de oleaginosa, mas também demonstra potencial para superar os Estados Unidos no envio de cereais ao exterior.
No acumulado de janeiro a agosto deste ano, as exportações de soja no Brasil ultrapassaram o total enviado nos 12 meses anteriores. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a previsão é que, até o final dos primeiros oito meses de 2023, cerca de 80 milhões de toneladas terão sido embarcadas.
Giovani Ferreira, Diretor de Conteúdo do Canal Rural, explica que, se o país mantiver o ritmo de envios observado de setembro a dezembro de 2022, poderá encerrar este ano com um total de 94 milhões de toneladas de soja embarcadas. No entanto, considerando o potencial de uma safra que ultrapassou a marca de 150 milhões de toneladas produzidas, existe a possibilidade de o Brasil se aproximar das 100 milhões de toneladas de soja exportadas em 2023.
A exportação de milho também está em destaque. Com a produção brasileira de milho nesta temporada chegando a quase 110 milhões de toneladas, os embarques do cereal entre janeiro e agosto, totalizando 24 milhões de toneladas, já superaram os números de todo o ano de 2021, quando foram enviados 20,4 milhões de toneladas para o exterior. Tudo indica que o país possa fechar o ano com aproximadamente 49 milhões de toneladas de milho exportadas.
Giovani Ferreira ressalta que existe um potencial muito realista de o Brasil ultrapassar a marca de 50 milhões de toneladas de milho embarcadas em 2023, o que o colocaria, pelo menos temporariamente, como o maior exportador global de soja e milho. Considerando as exportações combinadas de soja e milho, o país poderia atingir um total de 150 milhões de toneladas.
"Este é um ano de grande importância, pois o Brasil está se consolidando não apenas como líder em exportações de soja, mas também está ganhando destaque no mercado internacional de milho", conclui Ferreira.