18/08/2023 às 10h08min - Atualizada em 18/08/2023 às 10h08min

Cepea: média mensal elevada faz preços da laranja renovarem recordes nominais

Cotação da fruta cresceu 50% em comparação com o mesmo período do ano anterior

- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação)
A escalada nas cotações da laranja destinada à moagem no estado de São permitiu uma renovação no recorde nominal nos valores. Em publicação divulgada nesta sexta-feira (18), especialistas do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) explicam que a combinação de fatores como a escassez da fruta, a alta demanda da indústria (devido aos estoques reduzidos de suco), o aumento do preço de venda do suco de laranja e a competição com o mercado de consumo direto estão impulsionando os preços no segmento industrial.

Durante a primeira metade de agosto (até o dia 17), a média das cotações da laranja pera e das variedades tardias no mercado spot alcançou R$ 44,69 por caixa. Isso representa um aumento de 4,9% em relação a julho e um impressionante crescimento de 50% em comparação com o mesmo período do ano anterior, considerando valores ajustados pela inflação medida pelo IGP-DI. Este valor é a maior média mensal registrada desde fevereiro de 2007, quando ajustado pela inflação. Em termos nominais, a média atual atingiu um patamar recorde.

Com isso, a escassez de frutas para moagem, a demanda aquecida da indústria e as influências nos preços do suco e do mercado de consumo estão demonstrando um impacto significativo nas cotações.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.