18/08/2023 às 08h43min - Atualizada em 18/08/2023 às 08h43min
Calculadora informatizada, um diferencial na seleção de cruzamentos
Ferramenta aponta problemas e indica os melhores acasalamentos, facilitando a tarefa para o pecuarista
(Foto:divulgação) Você já imaginou a possibilidade de ter uma calculadora informatizada que ajude na tarefa de selecionar os acasalamentos de touros e matrizes para obter progênies com características específicas desejadas pelo pecuarista e para atender o mercado?
Ela já existe, foi desenvolvida pela Embrapa e a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) e será lançada durante a 46ª edição da Expointer em Esteio (RS), no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), que este ano ocorrerá de 26 de agosto a 3 de setembro.
O analista de informática da Embrapa Pecuária Sul, Henry Carvalho, que trabalhou diretamente no desenvolvimento da calculadora, destaca, entre as principais funções e vantagens da tecnologia, o cálculo das DEPs e índices do Promebo de cada suposto produto dos acasalamentos, com base nos reprodutores e vacas que o produtor escolhe usando a ferramenta.
“Além de calcular a consanguinidade, bem como um indicador de nível de problema para cada um dos possíveis cruzamentos, a ferramenta descarta acasalamentos incompatíveis pela consanguinidade e pelo indicador do Nível de Problema (NP), o qual consegue resumir problemas indesejados em apenas um número”, detalha.
Carvalho explica que o indicador do Nível de Problema é mais uma das vantagens da ferramenta, pois evita que o criador tenha que olhar muitas DEPs para fazer o acasalamento. “Sendo assim, é interessante ter um valor único para descrever o desequilíbrio de um dado acasalamento, e é isso que o Indicador do Nível de Problema faz”, argumenta.
A calculadora fornece, ainda, um algoritmo que indica as melhores combinações entre os animais selecionados pelo pecuarista, evitando a análise manual dos dados para uma escolha mais precisa. Esse algoritmo foi desenvolvido durante um mestrado em computação aplicada à agropecuária, por meio de parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Embrapa.
Segundo o especialista, com base nos dados gerados pela calculadora, o criador terá a previsão do desempenho esperado em relação aos filhos desse acasalamento e, comparando cada um dos cruzamentos, ele pode escolher o que for mais adequado ao seu projeto pecuário.
Uso livre De acordo com o analista, a calculadora foi desenvolvida para ser utilizada diretamente pelo criador. “Não requer a instalação de programas e está integrada ao sistema Origen/Promebo da Associação Nacional de Criadores (ANC). Em poucos minutos o pecuarista poderá aprender a utilizá-la”, esclarece. “Este é o seu principal diferencial”, acrescenta.
A calculadora é de uso livre para os associados da ANC que participam do Promebo. “Como a ferramenta foi desenvolvida integrada ao sistema de registro da entidade, ela não pode ser utilizada fora desse ambiente. Por ser integrada aos sistemas da ANC, é fácil de usar e evita que o usuário tenha que fazer cadastros de animais previamente para que ela possa funcionar”, destaca.
Porém, como a Embrapa atua em parceria com as associações de raça, Carvalho acredita que, se houver demanda, posteriormente é possível que a ferramenta seja desenvolvida dentro de outros programas de melhoramento genético.