15/08/2023 às 11h07min - Atualizada em 15/08/2023 às 11h07min
Safra de trigo no Paraná aumentará disponibilidade do cereal no Brasil
Com aumento nas importações, cenário deve ocasionar maior produção de excedentes e alta nas exportações
- Da Redação, com Cepea
(Foto:divulgação) No estado do Paraná, um dos principais produtores de trigo no Brasil, a colheita da nova safra do cereal já foi iniciada. Apesar das estimativas iniciais apontarem para um volume colhido menor que o da temporada passada, especialistas indicam que a disponibilidade interna, resultante do estoque inicial, produção e importações, está projetada para atingir níveis recordes, especialmente devido ao aumento das importações.
Os pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) observam que, mesmo com o consumo interno crescendo, os excedentes de trigo no mercado nacional serão notáveis, o que provavelmente demandará um alto volume de exportações do cereal.
A ausência de exportações vigorosas pode pressionar ainda mais os preços de comercialização do trigo, uma vez que um relatório do Cepea destaca tendência de queda nos valores desde o final de 2022.
No contexto do Paraná, especificamente, os dados do Cepea evidenciam uma trajetória de redução no preço do trigo. Em dezembro de 2022, a tonelada do cereal era negociada em torno de R$ 1.830. Entretanto, em agosto, o valor diminuiu para R$ 1.300, marcando uma expressiva queda.