14/08/2023 às 11h11min - Atualizada em 14/08/2023 às 11h11min
Alta internacional e boa demanda de exportação impulsionam preços do arroz
No Rio Grande do Sul, cereal alcança cotação mais alta desde janeiro de 2023
- Da Redação, com Safras & Mercado
(Foto:freepik) A forte alta nas cotações internacionais deu novo impulso aos preços do arroz no mercado doméstico. A escassez de oferta interna e a oportunidade de enviar volumes significativos de arroz beneficiado, especialmente o quebrado, para o exterior levaram os vendedores nacionais a aumentarem seus preços, conforme explicado pelo analista e consultor da SAFRAS & Mercado, Élcio Bento.
No Rio Grande do Sul, principal referência para o mercado nacional, a média da saca de 50 quilos de arroz em casca fechou a quinta-feira a R$ 90,99, registrando uma alta de 2,71% em comparação ao dia anterior. “Essa cotação é a mais alta desde 31 de janeiro de 2023”, ressalta Bento. Comparando com o mesmo período do mês passado, há um acúmulo de alta de 10,72%, enquanto em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento chega a 17,56%.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), as exportações de arroz (base casca) alcançaram 737,34 mil toneladas no período de março a julho. Por outro lado, as importações acumuladas durante esse mesmo período totalizaram 523,35 mil toneladas.
O analista observa que, embora o período de análise comece em março e alguns estados comecem a colheita já em meados de janeiro, a expansão geográfica do país não aponta para uma situação de desabastecimento.