03/08/2023 às 11h35min - Atualizada em 03/08/2023 às 11h35min
Pela primeira vez em três anos, Copom reduz taxa Selic em 0,5 ponto percentual
Dessa forma, juros básicos da economia caem para 13,25% ao ano
- Da Redação, com Agência Brasil
(Foto:freepik) Em resposta à forte queda da inflação, o Banco Central (BC) optou por cortar os juros pela primeira vez em três anos. O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu, por 5 votos a 4, a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, estabelecendo-a em 13,25% ao ano. Essa decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de 0,25 ponto.
Dos nove membros do Copom, cinco votaram pela redução de 0,5 ponto, incluindo o presidente do BC, Roberto Campos Neto. O corte de 0,25 ponto foi defendido pelos outros quatro membros. Assim, coube a Campos Neto o voto de desempate. A queda da inflação possibilitou essa decisão do Copom. O comitê destacou que a melhora no cenário inflacionário, somada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, permitiu iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária.
O comunicado do Copom também indicou que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões, visto que esse ritmo é adequado para manter a política monetária contracionista, necessária para controlar a inflação. A última vez em que o BC havia reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu para 2% ao ano. Posteriormente, a Selic foi elevada por 12 vezes consecutivas, mas agora, com o cenário de queda da inflação, o Copom optou por diminuir os juros básicos.
A Selic é fundamental para controlar a inflação oficial, medida pelo IPCA, e seu corte tem o potencial de estimular a economia através do barateamento do crédito e do incentivo à produção e ao consumo.
Por outro lado, taxas menores podem tornar o controle da inflação mais desafiador. A redução da Selic acontece após o crescimento de 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre.