03/08/2023 às 10h53min - Atualizada em 03/08/2023 às 10h53min
Trigo volta a disparar em Chicago após novo ataque Russo em porto ucraniano
Investida ao porto de Izmail desperta apetite por commodities agrícolas e aumenta preocupações com oferta global
- Da Redação, com MoneyTimes
(Foto:divulgação) Os contratos futuros do trigo tiveram um aumento significativo em Chicago (CBOT) nesta quarta-feira (2), chegando a decolar mais de 4%. A alta ocorreu após novo ataque russo contra um porto na Ucrânia, o que reacendeu o apetite por risco no mercado de commodities agrícolas.
De acordo com o Ministério da Defesa da Ucrânia, um silo de grãos foi danificado no porto de Izmail, localizado no rio Danúbio, na região de Odessa. O ministério destacou a importância dos grãos ucranianos em alimentar milhões de pessoas em todo o mundo, transmitindo a mensagem através das redes sociais.
Como resultado desse ataque e da tensão contínua no Mar Negro, o porto do outro lado do rio Danúbio, na Romênia, está se tornando a principal rota alternativa para as exportações de grãos da Ucrânia.
Essa mudança teve uma reação quase instantânea dos operadores de mercado em Chicago, com o preço do trigo se aproximando novamente do patamar de US$ 7 por bushel. A situação está gerando preocupações entre os traders em relação ao impacto nas ofertas globais de trigo, uma vez que a Ucrânia é um dos maiores exportadores do mundo.
A incerteza em relação ao fornecimento do grão está levando os preços a se elevar, à medida que os mercados reagem à possibilidade de interrupção nas exportações ucranianas.