31/07/2023 às 09h56min - Atualizada em 31/07/2023 às 09h56min
Produção de carnes atinge nível histórico no Brasil, impulsionada pela alta nas exportações
produção de carne bovina, deve chegar a cerca de 9 milhões de toneladas
- Da Redação, com Conab
(Foto:Divulgação) A produção de carnes no Brasil, está prestes a atingir um marco histórico, com uma estimativa de aproximadamente 29,6 milhões de toneladas, conforme o quadro de suprimento do produto, atualizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na edição de julho do AgroConab. Essa marca, se confirmada, representará o maior nível já registrado na série histórica para as carnes de aves, suínos e bovinos.
A produção de suínos, com a expectativa de alcançar 5,32 milhões de toneladas em 2023, vai registrar um aumento de 2,7% em relação ao ano anterior. Esse volume é o mais expressivo já registrado no país e impulsiona também as exportações, projetadas para atingir 1,22 milhão de toneladas, um crescimento estimado em 10,1%. Essa expansão nas vendas para o exterior não deve impactar a disponibilidade interna, que deve apresentar um leve aumento de 0,6%, totalizando 4,12 milhões de toneladas.
No caso dos bovinos, a produção deve chegar a cerca de 9 milhões de toneladas, um aumento esperado devido ao ciclo pecuário, que leva a um maior abate de fêmeas e, consequentemente, a um aumento na oferta de carne no mercado. Por outro lado, as exportações projetadas para 2023 são de 2,91 milhões de toneladas, o que representa uma redução de 3,3% em relação ao ano anterior, influenciada pelos embarques mais lentos no início do ano. Já a disponibilidade interna do produto deve apresentar um incremento de 8,6%, alcançando 6,23 milhões de toneladas.
A produção de aves também contribui para o recorde estimado, com a expectativa de atingir 15,21 milhões de toneladas, a segunda maior quantidade da série histórica. O bom desempenho na produção, aliado aos registros de gripe aviária em outros países, como Europa, Japão e Estados Unidos, tem impulsionado a procura pela carne brasileira no mercado internacional. As exportações de carne de aves, devem crescer cerca de 10,2%, alcançando um novo recorde de 5,12 milhões de toneladas.
Além disso, a estimativa da Conab para a produção de ovos em 2023, é de aproximadamente 40 bilhões de unidades para consumo. Embora seja um recorde, é um volume próximo ao registrado em 2022, com a produção sendo afetada pelos custos de produção elevados nos últimos anos. Essas oscilações nos preços são influenciadas por distorções entre oferta e demanda, que levam certo tempo para se equalizar.