24/07/2023 às 15h00min - Atualizada em 24/07/2023 às 15h20min

Na Ásia, ABPA busca ampliar mercados para carne suína e de aves do Brasil

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 24 - O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, e o diretor de mercados da entidade, Luís Rua, estão na Ásia, onde buscam conquistar mercado para a carne suína e de frango do Brasil. Em nota, a entidade informou que nesta segunda-feira, 24, houve reuniões com importadores sul-coreanos na Embaixada do Brasil em Seul. "Na terça-feira (25), a ABPA realizará um seminário para stakeholders, autoridades sanitárias e importadores da Coreia do Sul, em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)", disse. O evento conta com a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e de representantes de agroindústrias do Brasil, entre outros.

"A Coreia do Sul é um dos cinco principais importadores de carne suína do mundo e o Brasil ainda tem participação tímida nos volumes importados pelos sul-coreanos", disse Rua na nota. "O possível reconhecimento dos Estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Sul como livres de febre aftosa sem vacinação, que está sendo negociado entre os países, pode ser um importante impulso para o incremento da parceria estratégica entre os dois países." No primeiro semestre, conforme a ABPA, a Coreia do Sul importou 98,8 mil toneladas de carne de frango e 5 mil toneladas de carne suína do Brasil. Somadas, as exportações dos dois produtos geraram quase US$ 230 milhões em receita apenas nos seis primeiros meses de 2023.

A próxima etapa da missão começa na quinta-feira (27), em Tóquio, no Japão. Lá, os representantes da ABPA, juntamente com a ABIEC e ApexBrasil, promoverão um novo seminário sobre a biosseguridade do setor de proteína animal do Brasil e as oportunidades de abertura e ampliação de regiões reconhecidas como livres de aftosa sem vacinação. "Santin e Rua reforçarão os esforços brasileiros para a construção de uma solução que destrave as suspensões aplicadas pelas autoridades japonesas ao comércio de produtos avícolas de Santa Catarina e Espírito Santo para o Japão", disse a ABPA. Recentemente, as importações dos Estados foram temporariamente suspensas após registro de caso de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade em aves de fundo de quintal, "decisão que contraria as recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde Animal", enfatiza a entidade.

Entre carne de frango e carne suína, o país asiático importou 238 mil toneladas de carnes, gerando cerca de US$ 490 milhões em receita no primeiro semestre deste ano. É o segundo principal destino em carne de frango, e figura entre os 20 maiores destinos da carne suína do Brasil. O país também é o principal importador de ovos do Brasil, com 6,9 mil toneladas importadas entre janeiro e junho deste ano.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.