24/07/2023 às 09h28min - Atualizada em 24/07/2023 às 09h28min

Brasil projeta recorde na área plantada de soja em meio a preços mais baixos

Com o crescimento da área da oleaginosa pode ser colhido mais de 160 milhões de toneladas pela primeira vez na história

- Da Redação, com Safras & Mercado
(Foto:divulgação)
As perspectivas para a próxima temporada indicam que os produtores brasileiros estão optando por ampliar o cultivo de soja, levando a uma estimativa de área e produção recorde para a oleaginosa no país.

De acordo com o levantamento de intenção de plantio realizado pela SAFRAS & Mercado, os produtores brasileiros devem cultivar cerca de 45,62 milhões de hectares de soja na safra 2023/24, marcando a maior área plantada da história e representando um crescimento de 2,5% em relação ao ano anterior, quando foram semeados 44,52 milhões de hectares.

Além do aumento na área plantada, a projeção também prevê uma possível elevação na produtividade, passando de 3.525 quilos por hectare para 3.597 quilos por hectare. Com isso, a produção nacional de soja deve superar os números desta temporada, estimando-se uma safra de 163,25 milhões de toneladas, um crescimento de 4,5% em relação às 156,15 milhões de toneladas colhidas este ano.

Mesmo com os preços da soja sendo pressionados ao longo de 2023, os produtores brasileiros continuam demonstrando interesse em abrir novas áreas e substituir algumas culturas pela soja, devido à sua boa rentabilidade em comparação com outras culturas agrícolas. 

A expectativa de custos menores para a próxima safra, devido aos preços mais baixos de alguns insumos, como fertilizantes, também incentiva os produtores a investirem na oleaginosa.

Apesar de um crescimento um pouco mais moderado em comparação aos anos anteriores, a expansão da área de soja no Brasil permitirá que seja colhida uma safra de mais de 160 milhões de toneladas pela primeira vez na história, um marco para o setor. A expectativa positiva se estende ao Rio Grande do Sul, que espera uma recuperação na produção após dois anos de perdas derivadas do fenômeno La Niña.

Enquanto as regiões Centro-Oeste e Sudeste devem registrar grandes produções, a previsão é que obtenham produtividades médias um pouco mais baixas em comparação com a safra anterior, que alcançou recordes em vários estados. 
Por outro lado, as regiões Norte e Nordeste devem apresentar os maiores aumentos de área em termos percentuais, à medida que os produtores avançam sobre a nova fronteira agrícola brasileira. No entanto, a ocorrência do fenômeno El Niño levanta preocupações sobre chuvas abaixo da média nessas regiões.


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.