21/07/2023 às 11h14min - Atualizada em 21/07/2023 às 11h14min
Escassez de lima ácida tahiti impulsiona altas nos preços em São Paulo
Oferta reduzida e demanda europeia aquecida, contribuem para valorizações da fruta
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Empraba) A oferta de lima ácida tahiti no estado de São Paulo, sofreu uma significativa redução, o que tem levado a um aumento expressivo nos preços da fruta.
De acordo com um levantamento do Cepea, a média parcial de julho (até o dia 20), registrou o valor de R$ 32,61 a caixa, representando uma valorização de 74,85% em relação a junho e de impressionantes 103,3% em comparação com julho do ano passado, em termos nominais.
A expectativa é de que a oferta continue restrita ao longo deste mês e há projeções de queda ainda mais acentuada em agosto, o que deve impulsionar ainda mais as cotações.
No cenário internacional, os produtores brasileiros de lima ácida tahiti, também estão se beneficiando de uma alta nos valores da fruta. A demanda no mercado europeu está firme, impulsionada pelo verão no continente, que favorece o aumento do consumo da fruta.
Simultaneamente, a oferta do México, principal concorrente do Brasil, não está elevada, contribuindo para a manutenção de preços mais altos.
A combinação de uma oferta escassa no mercado interno e uma demanda aquecida no mercado externo, tem criado um cenário favorável para os produtores brasileiros de lima ácida tahiti.
Da Redação, com Cepea