20/07/2023 às 10h06min - Atualizada em 20/07/2023 às 10h06min
Carne suína avança nos preços e no consumo no mercado interno
Ela ocupa parte do mercado consumidor devido aos preços da carne bovina
- Da Redação, Cepea
(Foto:divulgação) Os valores médios da carne suína continuam a subir, conforme apontado pelo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Desde o final de junho, a proteína tem registrado aumentos sutis, mas no início de julho, o ritmo de valorização se intensificou, especialmente devido ao aquecimento da demanda nesse período, impulsionado pelo recebimento de salários.
Enquanto a carne suína tem apresentado esse cenário de valorização, o preço médio da carne bovina também está em ascensão. Por outro lado, o preço da carne de frango, vem mostrando uma tendência oposta, com queda nos valores durante esta parcial do mês de julho.
Essa dinâmica de preços tem implicado na perda de competitividade da proteína suinícola em relação às suas concorrentes, ou seja, a carne bovina e a carne de frango. O avanço nos preços da carne bovina torna essa opção menos atrativa para alguns consumidores, levando-os a buscar alternativas, como a carne suína e de frango. No entanto, com a queda nos preços da carne de frango, essa proteína tem se tornado uma opção mais acessível e competitiva, reduzindo a demanda pela carne suína.