30/06/2023 às 14h33min - Atualizada em 30/06/2023 às 14h33min
Laranjas tem escoamento lento em junho e indústrias sustentam preços
Temperaturas amenas devem manter preços controlados
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Divulgação) O mercado de laranjas enfrentou um escoamento lento ao longo do mês de junho devido às temperaturas mais baixas registradas nesse período. Esse cenário impactou a demanda pela fruta, dificultando seu escoamento. No entanto, a intensificação das atividades industriais sustentou os preços da laranja no mercado de mesa durante o mês.
De acordo com dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) desta sexta-feira (30), a média de junho até o dia 29 para a laranja pera foi de R$ 43,84 por caixa de 40,8 quilos, considerando a fruta na árvore. Isso representa um aumento de 1,8% em relação a maio e um crescimento significativo de 25,9% em comparação a junho do ano passado, em termos nominais.
Para julho, pesquisadores do Cepea estimam que a oferta de laranja poncã deve diminuir devido ao pico de safra, o que pode aquecer um pouco a procura pela fruta. No entanto, espera-se que esse aquecimento seja leve, uma vez que as temperaturas ainda devem permanecer amenas.