30/06/2023 às 14h12min - Atualizada em 30/06/2023 às 14h12min
Baixo ritmo de vendas e aumento da oferta pressionam preços da carne de frango
Japão suspende importação de carne de frango proveniente do Espirito Santo
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Divulgação) O encerramento de junho é marcado pelo baixo ritmo de vendas da carne de frango, o que, combinado com a oferta elevada de aves devido ao aumento do alojamento, tem exercido uma forte pressão nos preços dos produtos avícolas, de acordo com informações do Centro de Estudos Avançados em Economia aplicada (Cepea) nesta sexta-feira (30).
Além dessa conjuntura para no setor avícola, o surgimento de casos de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres em meados de maio tem gerado preocupações adicionais. Nessa terça-feira (27), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) relatou um caso da doença em uma produção de subsistência na cidade de Serra, no Espírito Santo. O foco identificado não afetou a produção industrial de frango.
Apesar de o Brasil manter seu status de País livre da doença, conforme os critérios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA, ou OIE, na sigla em inglês), o Japão, atualmente o segundo maior destino da carne de frango brasileira, decidiu suspender temporariamente as aquisições da proteína com origem no Espírito Santo, contrariando os requisitos da OMSA.
Essa suspensão temporária por parte do Japão acende um alerta para o setor avícola brasileiro, uma vez que as restrições comerciais podem impactar as exportações e desequilibrar o mercado doméstico. Medidas de controle e prevenção adequadas são necessárias para garantir a segurança sanitária e a manutenção da confiança dos mercados internacionais na carne de frango brasileira.