27/06/2023 às 13h39min - Atualizada em 27/06/2023 às 13h39min
Trigo apresenta avanços no balcão e ligeiras baixas no mercado de lotes
Trigo apresenta avanços no balcão e ligeiras baixas no mercado de lotes
- Da Redação, com Cepea
(Foto: Divulgação) Os preços do trigo no mercado de balcão registraram pequenos avanços, enquanto no mercado de lotes as cotações apresentaram ligeiras baixas. Segundo pesquisadores Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) nesta terça-feira (27), a liquidez interna está baixa devido à atenção dos agentes, especialmente produtores, voltada para o campo.
No geral, a semeadura do trigo está avançando tanto no Brasil quanto na Argentina, e já ultrapassou mais da metade da área destinada para o cereal nesta safra em ambos os países. De acordo com dados da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), até o dia 17 de junho, 60% das lavouras brasileiras de trigo haviam sido semeadas, um aumento de 4,6 pontos percentuais em relação ao mesmo período de 2022. Na Argentina, a semeadura atingiu 58,1% da área destinada ao trigo até o dia 22, com um avanço de 18,6 pontos percentuais na semana.
Tomate
A intensificação da safra de inverno do tomate resultou em um maior volume do fruto, levando a uma queda nos valores de comercialização em relação à semana anterior. Além disso, as temperaturas mais altas contribuíram para o aumento da oferta, acelerando a maturação dos frutos.
Entre os dias 19 e 23 de junho, o tomate salada longa vida 3A foi negociado a uma média de R$ 62,17 a caixa no atacado de São Paulo, representando uma desvalorização de 26% em relação à semana anterior. Em Campinas, o produto foi vendido a R$ 62,90 por caixa, registrando uma queda de 26%.