16/05/2023 às 15h42min - Atualizada em 16/05/2023 às 15h45min

OMSA recebe notificação de caso em aves silvestres no Brasil

POR ESTADÃO CONTEÚDO
ESTADÃO CONTEÚDO

São Paulo, 16 - A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) recebeu a notificação do primeiro caso de influenza aviária H5N1 em três aves silvestres. De acordo com dados divulgados pelo Sistema Mundial de Informação de Saúde Animal (WAHIS, na sigla em inglês), a origem da infecção foi dada como desconhecida e/ou inconclusiva.

O método de testagem foi o PCR e o teste foi realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA), unidade de referência da OMSA, em Campinas (SP).

Ainda conforme reportado pela Organização, duas aves silvestres foram resgatadas em duas praias do litoral do Espírito Santo e encaminhadas para um centro de reabilitação de espécies silvestres.

Dois dias após a internação, além das duas aves da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular Trinta-réis-de-bando), mais uma da espécie Sula leucogaster (nome popúlar Atobá-pardo) também mantida no mesmo local, apresentaram sinais neurológicos, resultando em óbito de uma delas e eutanásia das outras duas. As três aves testaram positivo para a H5N1.

Na segunda-feira, o Ministério da Agricultura já havia informado dois dos casos e alertado que o Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério notificaria à OMSA.

A pasta também reiterou que a infecção em aves silvestres não afeta a condição do Brasil como país livre de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) e que o comércio internacional deve ser mantido.


Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.