18/11/2022 às 11h07min - Atualizada em 18/11/2022 às 11h07min

Aplicativo facilita gestão pecuária

A transformação digital e os avanços tecnológicos têm proporcionado aos pecuaristas novas alternativas que visam facilitar a execução de tarefas na fazenda e, consequentemente, melhorar a qualidade no produto final.

Para acompanhar essa evolução e se adequar às novas necessidades do mercado e dos produtores, cada vez mais exigentes, os aplicativos destinados à gestão das atividades do campo têm sido grandes aliados na busca pela a otimização dos serviços.

Uma dessas ferramentas é o aplicativo Congado, idealizado e desenvolvido pelo médico veterinário Selmos Gressler, que centraliza a gestão das atividades da propriedade num único sistema, disponível de forma gratuita para celular e computador.

“Estou na pecuária há 30 anos e uma das lacunas que há nesse setor é a falta de dados para nortear as decisões dos pecuaristas nas fazendas. Um sistema como o Congado, que reúne todas as informações relevantes de uma propriedade, é a base de dados que o produtor precisa para desenvolver o seu negócio”, explica Gressler.

“O aplicativo consegue otimizar a mão de obra, realizar as tarefas e utilizar recursos, visando elevar a produtividade, sem perder de vista a qualidade da carne”, acrescenta.

O médico veterinário informa que o aplicativo funciona como uma base de dados de cada fazenda, onde é possível fazer o registro de estoque do gado, pesagens, diagnóstico de gestação, inseminação, vacinação e as condições do pasto, além de permitir a conexão com balanças e brincos de identificação animal eletrônicos, possibilitando melhor controle zootécnico e rastreabilidade do rebanho.

“Por poder ser utilizado sem internet e por qualquer pessoa na fazenda, o aplicativo é uma ferramenta de fácil manuseio”, comenta.

Gestão é fundamental

De acordo com Gressler, gestão é sinônimo de resultados, já que um bom gerenciamento das atividades traz ganhos para a cadeia como um todo, da criação dos bovinos até o alimento chega à mesa dos brasileiros.

“Nesse viés, ter esse tipo de ferramenta à disposição nas fazendas abre possibilidades de adesão a programas de melhoramento genético, por exemplo, o que se traduz em produção com mais qualidade”, avalia.

Num cenário mais amplo, ele acrescenta que gestões eficientes, que ajudam a elevar a produtividade, contribuem também para a segurança alimentar, possibilitando que mais carne bovina esteja disponível à população.

“Centralizar a gestão num único espaço, num único sistema, permite retornos até 20% melhores que o valor do rebanho a partir da reunião dos principais dados da atividade pecuária”, diz.

Ele destaca ainda que a participação em programas de melhoramento genético, aprendizados para a fazenda, controle das tarefas, eficiência produtiva e redução de custos também são benefícios proporcionados pelo aplicativo, que auxilia no gerenciamento das tarefas.

Fazendas que trabalham com pecuária de corte podem desfrutar dos benefícios desse sistema integrado de gestão gratuito. “Nesse contexto, desde o peão até o proprietário do negócio, incluindo profissionais das áreas de zootécnica, medicina veterinária e agronomia, conseguem fazer os registros de dados no aplicativo”, arremata Gressler.

O aplicativo está disponível para donwload na Play Store, loja de aplicativos dos dispositivos Android e, em breve, também será viabilizado para aparelhos com sistema operacional iOS.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.