29/11/2022 às 08h45min - Atualizada em 29/11/2022 às 08h45min

Boi gordo: arroba deve seguir valorizando

O mercado do boi gordo segue valorizando, com um varejo bastante assediado nas últimas semanas. Este modelo de negócios tem ajudado a dar suporte e elevar as propostas para arroba do gado pronto, com elevações de preços em todo o país e redução das escalas de abate na média nacional.

O chamado “Boi China” apresentou uma melhora nas cotações chegando a marcar R$ 297 por arroba. A carne de bovinos não exportados para a China subiram menos, mostrando ligeira elevação. Ao mesmo passo uma das sinalizações do cenário é a redução na média das escalas de trabalho dos frigoríficos.

Com efeito das melhoras nas vendas no mercado varejista brasileiro, temos a esperada alta, ainda sem o impacto da primeira parcela do 13o salário dos trabalhadores brasileiros, mas vivendo alguns dos efeitos positivos do mundial de futebol e do bom desempenho da Seleção Brasileira. O fato é que o campeonato trouxe uma motivação muito forte para o consumo de carnes, principalmente bovina.

Este retorno do consumidor brasileiro mostra algo teorizado, mas que ainda não havia se mostrado na prática. Independente do cenário financeiro, houve uma escolha pelo consumo de carnes e bebidas. No caso da carne bovina, fica claro o posicionamento da demanda reprimida da população brasileiro. Por outro lado, ao pensar nos fundamentos de marketing, a carne bovina (todas as outras também) precisa ser vista como necessidade e não desejo. A mudança de postura, somada a alguma melhora nos vencimentos, salários e ganhos da população, mudam todo o sistema de precificação interna da cadeia produtiva da carne bovina.

Um dos elementos que acredito serem fundamentais para o equilíbrio interno de preços para arroba (o cenário poderia ser pior) é a exportação. Em 2022 o total exportado, frente ao volume de carne bovina produzida, deve ficar próximo a 25%. A exportação de carne bovina reduz os custos de produção para o produto consumido pela população brasileira; traz o equilíbrio de preços para os preços internamente; melhora a qualidade da carne bovina consumida no mercado doméstico. (Espero realmente que este Governo eleito consiga entender e tenha sensibilidade com estes argumentos).

Para encerrar, acredito (como escrevi em artigos anteriores) em elevação para os preços da arroba para este período de Copa do Mundo, 13o salário, festas de Natal, Ano Novo, confraternizações, etc. As escalas das indústrias frigoríficas devem começar a ceder mais rapidamente a partir de agora, muda os parâmetros de preços que começam a ser ofertados pela indústria.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.