Com o frio intenso que chegou mais cedo em muitas regiões, a preocupação com a seca e a falta de pasto retorna. A chave é o planejamento e o alimento já deveria estar armazenado na propriedade na forma de pastagens diferidas, capineiras, feno ou silagem. Para quem não se planejou, hoje existem no mercado vários fornecedores de concentrados, silagens e feno. É hora de fazer estoque antes da disparada dos preços.
As pastagens diminuem o acúmulo de massa com a chegada da época seca e fria. O produtor tem nessa época que diminuir o rebanho ou aumentar a oferta de alimento com a utilização de pastos reservados, volumosos produzidos na propriedade ou comprados.
A escolha da forma de suplementação volumosa depende da exigência das categorias a serem tratadas, da aptidão climática e operacional da propriedade, dos custos envolvidos e do operacional de produção e fornecimento. Cada volumoso apresenta vantagens e desvantagens (Tabela 1) e o produtor tem que analisar qual se adapta melhor às suas condições.
Alguns volumosos como silagem de milho e sorgo são alimentos com melhor valor nutritivo, porém a cana e o capim têm maiores produtividades por área, apesar da menor qualidade. O milho e sorgo são culturas mais sensíveis às intempéries climáticas e podem aumentar o risco de produção de volumosos.
A cana e a silagem de capim têm uma maior tolerância aos veranicos que ocorrem e as perdas produtivas sempre são menores. A opção por cana ensilada se deve a facilidade operacional em relação ao corte diário desse alimento, porém os custos se elevam.
O planejamento para determinação da volumoso a ser implantado é muito importante pois cada um tem suas particularidades e sistema de produção e estratégia de conservação. A época das chuvas é a época que essas forrageiras produzem mais massa por área e quando devem ser produzidas. Quando as chuvas e a temperatura começam a diminuir o volumoso já tem que estar estocado.
Uma mudança que o mercado proporciona hoje é que temos muitos produtores especializados na produção de volumosos para venda e se pode comprar alimentos volumosos de terceiros, nem sempre a preços menores e dependendo da época e da demanda, os preços são bem elevados e, portanto, o produtor tem que comprar na safra desses alimentos e estocar.
Em regiões de produção de sementes, hoje se tem elevada oferta de feno (rolão). Esse volumoso tem valor nutritivo inferior, porém a custos bem competitivos e com opções de diferentes forragens. Alguns produtores se especializaram na produção de feno cortado para alimentação animal com melhor qualidade e se tornou comum a produção de silagem para venda e em alguns casos pode ser encontrada ensacada no mercado.
Existem muitas opções de volumosos para a época da seca que podem ser produzidos ou comprados, porém o importante é que eles atendam a necessidade de qualidade e preço ajustados ao sistema de produção.