21/10/2022 às 11h11min - Atualizada em 21/10/2022 às 11h11min

Mais arrobas com fósforo natural reativo

Os solos brasileiros são reconhecidamente pobres em fósforo e, portanto, toda atividade agropecuária tem que corrigir os solos em fósforo para obter boas produtividades, inclusive as pastagens que são exigentes em fósforo que favorece o perfilhamento e enraizamento.

Em solos de menor fertilidade, principalmente pobres em fósforo, se tem que trabalhar com pastagens pouco exigentes de forma extensiva e com índices de produtividade por área muito baixos. Quando a correção do solo é feita, as pastagens são mais produtivas e longevas, porém temos de fazer isso da forma mais econômica possível e os fosfatos reativos naturais (importados) são relativamente baratos por ponto de fósforo e são uma alternativa para a correção do fósforo no solo.

Os fosfatos naturais reativos, entre eles o Gafsa, Arad, Daoui, Bayovar, possuem uma eficiência agronômica inferior aos fosfatos solúveis, porém dado o seu preço e boa composição de fósforo, em torno de 30% variando conforme a fonte e torno de 10% de fósforo solúvel e o restante sendo liberado em 1 a 2 anos (eficiência agronômica de até 85% no segundo ano). O efeito do fosfato reativo é melhor quando incorporado ao solo, porém também apresenta boa resposta mesmo quando aplicado em superfície (Tabela 1).

Os fosfatos reativos apresentam solubilidade intermediária entre as fontes de P solúveis e os fosfatos naturais encontrados no Brasil. É um fosfato de origem sedimentar e caracteriza-se por apresentar alto grau de substituição isomórfica do íon fosfato por carbonato, o que lhe confere maior velocidade de reação no solo, quando comparado a outros fosfatos naturais brasileiros.

Em sistemas de pecuária extensiva onde os níveis de adubação são menores, bem como a produtividade, o uso de fosfato natural reativo pode ser uma forma econômica de melhorar a produtividade e aumentar a longevidade das pastagens, principalmente em áreas reformadas onde o fosfato pode ser incorporado.

Em solos pouco corrigidos, as perdas do fosfato natural reativo são menores que os fosfatos solúveis e são alternativas para áreas em que se trabalha com plantas menos exigentes em calagem, ex.: B. decumbens e humidicula.

Os fosfatos naturais reativos são encontrados com certa facilidade e a maioria das empresas têm disponibilidade. Em áreas de produção orgânicas são permitidos pois são rochas moídas, mas a principal vantagem é que normalmente tem o ponto de fósforo mais barato do mercado.

Os fosfatos naturais reativos são uma das alternativas de recuperação da fertilidade do solo e apresentam boas respostas em pastagens.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.