27/10/2022 às 11h41min - Atualizada em 27/10/2022 às 11h41min

Mais arrobas com mistura multipla (energético)

Durante o verão há boa disponibilidade de forragem e o desempenho animal é satisfatório e a produção de carne é mais barata e fácil. A suplementação com uma mistura múltipla pode elevar os ganhos nas águas e potencializar o aproveitamento das pastagens com pouca elevação dos custos.

Na época das águas, quando as condições de acúmulo de forragem das pastagens são mais favoráveis e os animais têm uma oferta de forragem maior e de melhor qualidade. Nesse período as vacas recuperam escore corporal e reproduzem melhor e o ganho de peso e engorda são maiores.

A suplementação mineral atende a oferta dos nutrientes minerais em falta ou em quantidade insuficiente nas forrageiras para o bom desempenho animal e nessa época do ano o desempenho é bom mesmo em animais que recebem somente suplementação animal.

A exigência do mercado quando a necessidade de animais melhores, que chegam ao abate e a reprodução em idades mais jovens, como aquela carne destinada à China e por pressão da agricultura e sua necessidade de área para expansão da produção, tem tornado a atividade cada vez mais eficiente e produtiva.

 O uso de mistura múltipla nessa época, em especial aquela de verão, os energéticos, consumidos em pequenas quantidades, 0,1% do peso vivo (200-300 g/cab.dia) com o fornecimento de minerais, um pouco de proteína e energia, além da adição de aditivos melhoradores da eficiência ruminal, como os ionóforos. Esses produtos melhoram o resultado no desempenho animal e aumenta os ganhos contribuindo para exploração da qualidade genética que nossos rebanhos hoje apresentam.

A principal respostas a essa suplementação com pequenas quantidades de concentrado é uma melhora da dieta, maior crescimento microbiano e aumento do consumo de forragem (Figura 1).

Figura 1 – Nível de suplementação de grão e consumo relativo de forragem

Como o fornecimento dessas misturas será feita na época da chuva e normalmente esses suplementos têm pequena quantidade de ureia e há riscos de intoxicações é recomendado evitar o fornecimento em dias chuvosos e o uso de cochos cobertos e furados.

As empresas têm vários produtos que variam quanto ao consumo, composição e resultados e o produtor deve buscar orientação para utilizar o produto mais adequado à categoria a ser suplementada e de acordo com o custo e desempenho a ser obtido.

A utilização de misturas múltiplas (energético) na época das águas pode ser uma estratégia interessante de melhorar o desempenho animal no período das chuvas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.