11/01/2023 às 09h38min - Atualizada em 11/01/2023 às 09h38min

Mais arrobas com adubação fosfatada

A adubação fosfatada é muito importante para o estabelecimento e produtividade de pastagens. As plantas apresentam melhor enraizamento, perfilhamento e acúmulo de massa. É interessante o produtor ter um planejamento de recuperação de suas áreas e gradativamente ir melhorando os solos da propriedade.

As plantas apresentam diferentes exigências em fertilidade e necessidade de fósforo. As mais produtivas (Mombaça, Tanzânia e outros panicuns) normalmente têm maior exigência que as braquiárias brizanthas (Marandu, Piatã, Xaraez e outras brizanthas), porém existem as mais tolerantes à falta de fósforo como humidícula, decumbens e andropogon, que serão o destino dos produtores que insistem em trabalhar sem adubação.

A adubação fosfatada tem um papel muito preponderante no estabelecimento das pastagens, facilitando enraizamento, perfilhamento e rápida cobertura do solo. Quando são feitas adubações anuais de manutenção essas pastagens melhoram a produção e permanecem produtivas por mais anos reduzindo as áreas de reforma (Figura 1). Nesse trabalho de Soares et al, 2001 houve um acréscimo próximo de 5 t de Matéria Seca / ha a cada aumento da adubação fosfatada de plantio.

Quando acompanhado de adubação anual de manutenção, mesmo que em pequenas quantidades, 30 kg de P2O5 / ha.ano (Figura 1), a produtividade aumenta ainda mais e o principal, torna a pastagem eficiente por mais anos diminuindo ou eliminando as áreas de renovação e reforma. O custo operacional da reforma de pastagens é elevado e é susceptível às intempéries climáticas onde tanto o excesso como a escassez de chuva podem prejudicar o estabelecimento da nova pastagem.

A análise de solo e o conhecimento das exigências das plantas da propriedade é fundamental para o planejamento de um programa de adubação. Parte do valor gasto anualmente em reformas pode ser investido com sucesso em correção da fertilidade do solo, em especial acidez e fósforo. Plantas em solos com a acidez corrigida e sem deficiência em fósforo são mais produtivas e longevas diminuindo a necessidade de reformas.

Um trabalho interessante realizado por alguns produtores assistidos é o mapeamento da fertilidade de solo da propriedade, facilitado hoje pelas várias empresas que prestam esse tipo de serviço e anualmente realizam a correção do solo com calcário e fósforo, das áreas de menor fertilidade. Com o passar dos anos, o nível de fertilidade médio da propriedade aumenta e desaparecem as reformas, que somente são realizadas quando o produtor quiser mudar a forrageira. Com os solos corrigidos, ele pode se utilizar de adubações de cobertura com nitrogênio para elevação pontual ou permanente da oferta de forragem, aumentando a taxa de lotação e a produtividade da propriedade.

O fósforo é um nutriente importante a longevidade e produtividade das pastagens e o produtor deve ter um planejamento de reposição anual desse fertilizante em parte ou na totalidade de suas pastagens.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.