12/05/2023 às 10h02min - Atualizada em 12/05/2023 às 10h02min
Safra recorde e queda da inflação pode elevar o PIB do agro em 9%, aponta FGV
Conab prevê safra total de 313,9 milhões de toneladas, com aumento de 15,2%
- Da Redação, com MoneyTimes
(Foto: Agência Brasil) Segundo o pesquisador da FGV Agro, Felippe Serigati, a estimativa recorde da safra 2022/2023 feita pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pode contribuir para a redução da inflação sobre os preços dos alimentos. A Conab prevê a marca de 313,9 milhões de toneladas, com aumento de 15,2%. Para ele, com esse cenário e com o câmbio, o agronegócio pode crescer 9% em 2023.
Serigati destaca que o ciclo positivo do boi gordo e a produção de cana-de-açúcar também devem apresentar crescimento, refletindo em um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio entre 8% e 9%, com projeções ainda mais otimistas.
Entretanto, o pesquisador lembra que em anos anteriores de volumes recordes, a redução da pressão inflacionária sobre os alimentos não se concretizou na prática, como ocorreu em 2022, quando a guerra na Ucrânia elevou os preços das commodities.
O comportamento do dólar no mercado cambial brasileiro também contribui para a pressão inflacionária, já que as commodities são precificadas em dólar e a conversão para a moeda local é feita com base na taxa de câmbio vigente. Serigati acredita que a taxa de câmbio atual aliada a um cenário de estabilidade no cenário internacional e produção recorde no Brasil pode contribuir para uma menor pressão inflacionária sobre os alimentos.