09/05/2023 às 14h44min - Atualizada em 09/05/2023 às 14h44min
Embarques de carne bovina crescem mais de 50% na primeira semana de maio
No entanto, preços médios continuam abaixo do esperado, o que pode afetar os produtores brasileiros
- Da Redação, com Notícias Agrícolas
(foto: arquivo pessoal Após quase dois meses com desempenho abaixo da média, as exportações de carne bovina do Brasil apresentaram um avanço significativo na primeira semana de maio de 2023. Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume exportado de carne bovina atingiu 42,8 mil toneladas na primeira semana de maio, o que representa um aumento de 54,50% na média diária exportada com relação ao mesmo período do ano anterior.
Embora o desempenho das exportações tenha se recuperado, os preços médios seguem apresentando quedas nos primeiros quatro dias úteis de maio. O preço médio da carne bovina ficou em torno de US$ 5.062 mil por tonelada, uma queda de 21,60% em relação a maio de 2022.
O baixo desempenho das exportações de carne bovina nos últimos meses foi resultado da suspensão da China por conta da doença da vaca louca no Pará. Com a retomada dos embarques, o volume exportado já voltou aos patamares anteriores. Contudo, os preços médios ainda estão abaixo do esperado, o que indica que os chineses têm buscado negociar os valores.
Apesar do aumento nas exportações de carne bovina, a queda nos preços médios pode afetar os produtores brasileiros. A consolidação dos dados das exportações de carne bovina, segundo a Levante Corp, deve no mínimo frear a queda da arroba iniciada em março. É importante que o setor esteja atento às flutuações do mercado para evitar prejuízos e buscar novas oportunidades.