Frigoríficos do Mato Grosso, estado com o maior rebanho bovino do país, registraram um aumento na utilização da capacidade total de abate em março, atingindo o maior volume já registrado no estado para o mês.
De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), 465,02 mil cabeças bovinas foram abatidas em março, um aumento de 16,91% em relação a fevereiro e o maior volume observado para o mês de março na série histórica
A utilização da capacidade frigorífica aumentou em 3,66 pontos percentuais em relação a fevereiro, atingindo 54,47%. O Imea atribui esse aumento ao crescimento no volume de animais abatidos dentro do estado, principalmente de fêmeas. Além disso, a retomada das exportações de carne bovina para a China no final de março, após um mês de suspensão por conta de um caso de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), identificado em um animal no Pará, contribuiu para o aumento no uso da capacidade instalada.
O Imea prevê que a intensificação nos abates continue em 2023 com uma maior disponibilidade de animais terminados advindos de pasto, o que resulta na maior oferta de bovinos.
Da Redação, com CarneTec