Os preços do açúcar cristal no mercado spot (à vista) do estado de São Paulo estão em alta, atingindo os maiores patamares nominais desde dezembro de 2022, com o Indicador CEPEA/ESALQ cor Icumsa de 130 a 180 alcançando R$ 141,53 a saca de 50 kg na quarta-feira, 12. A informação é do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A oferta restrita do produto neste início da safra 2023/24 é um dos fatores que mantêm as cotações elevadas. Até o fim da semana passada, metade das usinas paulistas já havia iniciado a moagem de cana, produzindo uma maior quantidade de açúcar do tipo VHP e de etanol.
Os Indicadores CEPEA/ESALQ dos etanóis anidro e hidratado também estão em alta, devido à limitação da moagem neste início de safra 2023/2024 pelas chuvas em importantes regiões produtoras de cana-de-açúcar do estado de São Paulo nos últimos dias e ao baixo Açúcar Total Recuperado (ATR), mantendo a produção reduzida. Compradores estão focados nas usinas que ainda detêm produtos em tanques.
Já as cotações do trigo recuaram no mercado spot durante a semana passada, de acordo com dados do CEPEA, em razão da desvalorização do dólar, que reduz as paridades de importação e de exportação. Quanto à semeadura da nova temporada, uma parte dos produtores de trigo do norte do Paraná já deu início às atividades, ainda que de forma lenta.
A expectativa é de aumento na área cultivada, o que pode favorecer o abastecimento interno e as exportações do cereal, de acordo com colaboradores consultados pelo CEPEA.
D Redação, com Cepea