O setor avícola brasileiro espera manter o ritmo de exportações de carne de frango em abril, com desempenho semelhante ao recorde de março, quando as vendas externas de produtos in natura e processados bateram recordes históricos de volume e receita, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) iniciados em 1997.
Os embarques diários em abril continuam intensos, com média de 32,6 mil toneladas, número bem acima das 20,4 mil toneladas exportadas no mesmo mês do ano passado. Os maiores destinos das exportações de março foram Japão, China e México, que apresentaram crescimento de 78%, 48% e 50%, respectivamente, em comparação com fevereiro.
Citricultura
Em 2023, a oferta de lima ácida tahiti do estado de São Paulo estava alta no início do ano, causando quedas nos preços. Porém, segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), desde meados de março, a disponibilidade da fruta no estado paulista tem diminuído, permitindo a recuperação dos preços. Produtores relatam que os valores atuais já começam a garantir rentabilidade.
Na parcial de abril, até o dia 13, a variedade tem média de R$ 24,57 por caixa de 27 kg, colhida. Isso representa um aumento de 19,5% em relação a março de 2023 e de 56,7% em relação a abril de 2022, em termos nominais.
Da Redação, com Cepea