Treze produtos foram contemplados com bonificação do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar (PGPAF) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em abril. Entre os itens incluídos na lista, estão o alho, a banana, a batata, o feijão-caupi e o mel de abelha, produzidos em diversos estados brasileiros. A iniciativa tem como objetivo apoiar os produtores cujos preços recebidos pelo produto ficaram abaixo da garantia estabelecida, incentivando o fortalecimento da agricultura familiar.
Além dos produtos mencionados, a borracha natural, a castanha-de-caju, o trigo, o sorgo, a uva, a manga e o açaí também receberam bonificações neste mês. Os percentuais de bônus variam de acordo com o produto e com o estado produtor, sendo que a borracha natural extraída no Maranhão alcançou o maior percentual, com 50,67%. Já a castanha-de-caju cultivada no Piauí recebeu 40,92% de bônus, seguida pelo açaí produzido no Acre, com 37,5%.
A publicação da portaria com os valores do bônus mensal foi realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), que repassa o desconto aos agentes financeiros, os quais concedem o benefício aos produtores nos financiamentos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Com isso, os produtores rurais têm acesso a recursos financeiros com juros mais baixos, o que contribui para o aumento da produção e da renda no campo.
Da Redação, com Conab