Segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o volume de soja exportado pelo Brasil em março de 2023 superou em mais que o dobro o registrado em fevereiro deste ano e foi 8,8% maior em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 13,27 milhões de toneladas. Esse número representa o maior volume de soja embarcado pelo país desde maio de 2021 e um recorde para o mês de março.
Já no mercado do milho, as cotações seguem em queda na maior parte das regiões monitoradas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A pressão vem da expectativa de uma safra nacional mais elevada, o que mantém os consumidores afastados das negociações, aguardando por recuos mais intensos nos preços. Por outro lado, muitos produtores indicam já não ter espaço suficiente nos armazéns, o que pode levar a um aumento da oferta do grão no mercado.
No entanto, apesar das preocupações iniciais com atrasos no campo, a perspectiva para a produção de milho na segunda safra é otimista, graças às condições climáticas favoráveis até o momento. Isso pode ajudar a estabilizar os preços do grão, sobretudo no mercado interno.
Da Redação, com Cepea