05/04/2023 às 10h00min - Atualizada em 05/04/2023 às 10h18min

Chuvas favorecem milho segunda safra, mas atrasam semeadura e colheita da soja

De acordo com o Boletim de Monitoramento Agrícola de março publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), as chuvas registradas entre 1º a 21 de março favoreceram o desenvolvimento do milho segunda safra, mas causaram atrasos na sua semeadura e colheita, bem como nas operações de logística da soja em algumas regiões do Centro-Norte do país e Nordeste.

Embora os maiores acumulados de chuva tenham sido favoráveis ao milho segunda safra, áreas do Centro-Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais registraram menores volumes de chuva, prejudicando lavouras de primeira safra em fases reprodutivas. Já no Rio Grande do Sul, a restrição hídrica persiste, afetando principalmente as lavouras de arroz, milho e soja em fase reprodutiva.

Segundo o boletim, o Índice de Vegetação indica condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras de milho segunda safra em todo o país, apesar do atraso na semeadura e no desenvolvimento em algumas áreas. Na região do Matopiba e em Santa Catarina, os dados confirmam as boas condições da soja, enquanto no Rio Grande do Sul, é percebido o impacto negativo da falta de chuvas no desenvolvimento das lavouras.

O estudo avalia a situação agrometeorológica e o comportamento dos índices de vegetação obtidos a partir de dados de clima, fenologia e sensoriamento remoto para analisar a condição do desenvolvimento das áreas cultivadas em diversas regiões produtoras. O boletim é resultado da colaboração entre Conab, Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Grupo de Monitoramento Global da Agricultura (Glam), além de agentes colaboradores que disponibilizam dados pesquisados em campo.

Da Redação, com Conab

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://canalpecuarista.com.br/.