O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) realizou sua XIII Reunião Extraordinária nesta quinta-feira (16) em Colônia do Sacramento, no Uruguai. O evento contou com a presença de ministros e secretários da Agricultura dos seis países que compõem o grupo: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. A reunião teve como principal objetivo discutir medidas coletivas para fortalecer a prevenção da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, conhecida como gripe aviária, diante dos casos recentes registrados na região.
Representantes de todos os países relataram as ações que estão sendo realizadas para o fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico e controle da doença, bem como a cooperação horizontal entre países, blocos e organizações de referência tanto para a prevenção como para o enfrentamento dos casos, caso eles ocorram.
Além disso, eles também debateram ações para o enfrentamento da estiagem que afeta os países da região na atual safra, com grandes efeitos sobre a produção agropecuária. Foi apresentado o que o governo brasileiro está fazendo para ajudar produtores das regiões afetadas, especialmente no Rio Grande do Sul, com a liberação de R$ 430 milhões para auxiliar pequenos e médios produtores no enfrentamento da estiagem.
Outro tema tratado foi a adoção da certificação fitossanitária eletrônica para dar mais eficiência e agilidade no comércio entre os países da região.
Durante o encontro, o ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, teve reuniões bilaterais com ministros da Argentina e do Uruguai. O Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, Juan José Bahillo, e o ministro da Economia, Sérgio Massa, concordaram em realizar uma nova rodada de reuniões técnicas para destravar temas sanitários e fitossanitários pendentes na agenda comercial entre os dois países.
Já com o ministro da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai, Fernando Mattos, os países acordaram o estabelecimento de uma mesa técnica para discussão de temas sanitários e fitossanitários. Eles também discutiram a importância de dinamizar o comércio bilateral entre Brasil e Uruguai, com medidas de facilitação de trâmites comerciais, como a redução de burocracia na emissão de certificados sanitários e fitossanitários. O ministro uruguaio também pediu apoio do Brasil na campanha de erradicação da mosca da bicheira.
Os países do CAS manifestaram seu interesse em incorporar a tecnologia aos seus sistemas sanitários na busca de uma maior transparência e segurança do comércio, além de menor impacto ao meio ambiente.
O acordo Mercosul-União Europeia também esteve na pauta do encontro, com os ministros falando sobre a importância do empenho dos países do bloco sul-americano nas discussões e nas consultas com a Comissão Europeia para a conclusão do acordo.
Da Redação, com Mapa