No mês de fevereiro de 2023, os preços das hortaliças como batata, cebola e tomate tiveram uma queda significativa na maioria das Centrais de Abastecimento (Ceasas) do país, segundo o 3º Boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira (16).
Apenas a cenoura teve alta nos preços em quase todas as Ceasas analisadas. Para o tomate, a diminuição não foi unânime, refletindo-se nos percentuais da média ponderada que, no mês em análise, teve queda de -5,08% em comparação com a média de janeiro. A oferta vem se mantendo quase estável e sua queda nos dois primeiros meses do ano não foi suficiente para pressionar os preços para cima.
Quanto à cenoura, os percentuais de alta foram bastante significativos, principalmente devido às chuvas acima da média nas regiões produtoras do Sudeste, o que resultou na pouca oferta do produto nas Centrais.
Frutas
Em relação às frutas, apenas a banana deu alguns sinais de preços baixos em mercados de grande comercialização, sobretudo nas Ceasas localizadas em Goiânia-GO e Belo Horizonte-MG, onde a fruta chegou a ser vendida por R$ 4,88 o quilo e R$ 3,55 o quilo, respectivamente. Já o mercado da banana prata continuou com preços elevados, mas estáveis. As exportações de banana também caíram, principalmente por conta das menores compras da Argentina.
A laranja passou por uma diminuição moderada na oferta, ocasionada pela redução na colheita no campo por causa das chuvas que causaram problemas logísticos, o aumento das cotações influenciado pela elevação da demanda no varejo por conta do calor, entre outros fatores. A demanda da indústria produtora de suco continuou alta. A maçã teve movimento diferente, uma vez que os preços caíram e a comercialização subiu.
Da Redação, com Conab